Celebre!

Estamos na altura do ano que nos preparamos para celebrar!

Celebrar o Natal, celebrar o Ano Novo!

Quando celebramos, o nosso cérebro produz uma substancia química designada por dopamina. É também conhecida pela molécula da motivação porque promove sentimentos de prazer e entusiasmo!

Esta substancia pode ser liberada, por exemplo: quando finalmente encontramos estacionamento numa zona muito frequentada! Tínhamos uma intenção definida: “encontrar um estacionamento” e quando conseguimos finalizar, sentimos imediatamente uma sensação de conquista!

O que talvez ainda não saibas é que há uma relação direta entre a produção de dopamina e a sensação de bem-estar e entusiasmo! Ou seja, quanto mais tempo a dopamina ficar ativa no nosso cérebro, mais motivados e entusiasmados nos sentimos!

Então, se já sabemos que conquistar algo previamente definido nos faz sentir bem e entusiasmados, porque escolhemos celebrar apenas em “ocasiões especiais” ou apenas quando alcançamos um grande sonho?

Porque não tornar pequenas conquistas do dia a dia em momentos especiais?

Chegar cedo ao trabalho pode ser uma grande conquista! Tomar um pequeno almoço saudável, arrumar uma gaveta, doar aquela roupa que já ninguém usa, delegar uma tarefa, surpreender alguém, fazer uma lista de compras, não julgar durante um dia, abraçar alguém, meditar… podem ser pequenas ações que quando definidas como objetivo e… quando executadas nos faz sentir uma enorme sensação de conquista!

Celebrar conquistas, sejam elas pequenas ou grandes, aumenta a autoconfiança e autoestima!

Celebrar é um combustível para nos mantermos motivados e inspirados!

Se temos o poder de criar situações que nos fazem sentir bem, felizes e entusiasmados, porque não assumimos mais vezes este poder?

Que o ano 2021 seja um ano de muitas conquistas!

Alexandra Leal dos Santos
NeuroCoach de Emoções e Terapeuta Comportamental

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *