Mais importante que a velocidade é a direção

Quando a vida externa está desorganizada, é porque não existe harmonia interna.

E o que é ter harmonia interna? É ter os pensamentos organizados, alinhados, com os nossos objetivos. É saber para onde queremos ir, é saber qual a direção que pretendemos seguir.

Uma das coisas que mais me tem surpreendido neste meu percurso de formação ou coach, é que existe uma larga percentagem de mulheres (porque trabalho maioritariamente com mulheres) que não se sentem realizadas ou felizes, simplesmente porque não têm sonhos.

As perguntas sobre sonhos e metas que ficam muitas vezes sem resposta, ou respondidas com um simples  “baixar de olhos”, deixa claro que ao longo dos anos, nós adultos vamos perdendo a capacidade de sonhar.

Uma pessoa de sucesso, é alguém que sonha como criança e que age com a maturidade de um adulto.

Quando observamos adultos mais ousados, os que se atrevem a “sonhar”, são muitas vezes olhados como irresponsáveis ou identificados como aqueles que levam a vida com leviandade.

É tudo questão de crenças. Pensamentos que temos e que continuamos a acreditar como verdades absolutas mas que na verdade podem já não fazer sentido.

E porque falo de sentido? Porque é que viver com sentido é tão importante?

Inconscientemente, se algo não fizer sentido, a nossa mente leva-nos à não ação, a não seguir em frente. Se não tivermos um objetivo, uma meta ou um sonho que tenha sentido na nossa vida, então vivemos uma vida desorganizada, em desarmonia, tão simplesmente porque não temos uma direção.

Sem sonhos, sem metas, sem sentido, sem direção, não há ação. Se não há ação, se não há movimento, é porque escolhemos ficar à espera. Sim… não fazer nada também é uma escolha!

Então ficamos à espera que “a vida”, “o tempo”, “Deus” faça algo por nós.

Só que… o que a “vida”, o “tempo”, “Deus” muitas vezes nos traz nem sempre nos faz sentir bem … e porquê? Porque escolhemos não agir, escolhemos ficar à espera, escolhemos não definir esse objetivo, escolhemos não definir a direção, escolhemos não sonhar, escolhemos não definir o que nos faz bem.

Sempre ouvi dizer “O sonho comanda a vida”!  Também usas esta expressão? Então e na prática, usas esta frase só porque estás habituado, tens esta crença, ou porque tens escolhido realmente comandar a tua vida?

Jornal “O Figueirense”, Fevereiro 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *