Quanto Vale?

Rodeada de crianças, mediante uma atividade, ouve-se de um deles :

“ eu não sei fazer isto!!!”

e quase que em simultâneo, ouço em coro: “AINDAAAA”… tu ainda não consegues! Então o que precisas fazer?

E como resposta da criança também imediata: Treinar treinar treinar!

Sinto aqui o meu sorriso rasgar, o meu coração acelerar e o peito inchar 🙂

Sim… o meu peito expande quando me sinto feliz. As minhas costas ficam direitas, os ombros abrem, os olhos brilham. E… uma sensação de bem-estar invade o meu corpo!

Quanto vale?? Quanto vale perceber que as crianças aprendem muito rápido! Aprendem rápido, quando comunicamos com elas pela emoção em vez de comunicar com ela pela mente, pela intenção, pela razão.

Nos dias de hoje, em que a maioria das crianças acredita que não é capaz, que não sabe fazer nada bem, que não é importante para ninguém, tem dificuldade em se valorizar, em se aceitar, em se amar.

É urgente ajudar estas crianças a criar novos caminhos neurais. Porque elas não são assim como acreditam ser. Elas têm todo um potencial a explorar. Toda uma vida a viver.

Eles precisam ser livres emocionalmente, responsáveis e autónomos !

Uma das grandes responsabilidades dos pais é tornar os seus filhos autónomos e independentes, mas para isso têm de os deixar fazer, errar e aprender.

O hábito de direcionar (faz isto faz aquilo, anda qui, vai ali, poe a mesa, veste o casaco, faz os trabalhos, vai estudar para o teste) não cultiva a curiosidade nem a responsabilidade nas crianças.

Queremos que no imediato esteja tudo bem, mas ao mesmo tempo apagamos os nossos filhos,

Um cerebro não seja exercitado, fica acomodado, ali a poupar energia…. O cérebro é como um músculo. Se o queremos “aumentar” temos de o exercitar.

Criar novos caminhos neurais não é difícil. Mas é necessário fazer um caminho diferente.

A direção que estamos a levar na maioria, não está a ser útil.. nem a ti pai/mãe, que te sentes exausto por teres que gerir a tua agenda e a dos teus filhos, nem para a vida do/s teu/s filhos.

Resultados diferentes obrigam a comportamentos, ações diferentes, concordas?

Vamos lá. Estamos juntos.

Alexandra Leal dos Santos – NeuroCoach das Emoções e terapeuta comportamental

1 thought on “Quanto Vale?

  1. Ouvia-a no outro dia no insta com a D.Julia da Mary Kay fiquei fascinada gostaria de poder aprender mais sobre tudo aquilo que falou para poder ajudar os meus filhos e a mim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *